Quem sou

Um querer saber e compreender melhor de onde provenho levou-me a estudar história, e a pesquisar religião e antropologia... após vários anos metida num sistema automatizado senti um forte chamamento da Terra e decidi desligar-me "dele" para reconectar-me com "Ela" –  continuei á procura das minhas origens e de viver mais próxima da natureza.
Esse chamamento levou-me até à América do Sul, a conhecer outras culturas onde as prácticas e vivências continuam ligadas à essência do ser e à memória ancestral. Foi lá que senti que a minha espiritualidade tinha liberdade de se desenvolver mais abertamente e reconheci a minha própria natureza através das plantas de poder, do temascall, dos círculos, da música, da família e por fim através da Maternidade...

Agora sinto que faz parte do meu trabalho ajudar com que a mulher desperte em si a mãe que leva dentro, que se recorde dessa força inata que tem de poder gerar, parir e cuidar de um novo ser.
Para mim foi um processo revelador. Foi como uma iniciação espiritual, um salto quântico fundamental para o meu crescimento como mulher e como ser humano. Senti-me um canal aberto, em contacto directo com o céu e a terra, foi quando entendi porque estou cá – respondendo ao chamado da própria mãe terra. Entendo agora o que significa ter fé e confiar, embora nesse momento a vida e a morte vão de mão em mão, mas saber que se pode – escutando o conhecimento inato do corpo,  entregando-nos ao processo e deixando o corpo falar, mover e fluir - soltando a mulher selvagem que temos dentro. Ter fé e confiar, como saltar de um abismo de olhos fechados e saber que vais aterrar de pé – é aí quando a herança das nossas antepassadas, e de toda a humanidade, nos ajuda – pois são elas que nos estão aí amparando.
Entre outras coisas é isso que vos quero partilhar, pois foi isso que me deu força, juntamente com o apoio incondicional do meu companheiro, para que nascessem as minhas filhas e com elas o mais profundo amor.

Um grande bem hajam do coração,
Patrícia Lesage
01.10.2010

Formação na área de Maternidade

*Iniciação à Maternidade, Peru 2006, com a minha 1a filha.
*Segunda iniciação à Maternidade, Portugal 2008, com a minha 2a filha.
* Reflexologia Infantil - Método Ángeles Hinojosa, 2009, Curso de Formadores com Ángeles Hinojosa.
*Reflexologia de Maternidade, 2009, International Society of Maternity Reflexology com Mauricio Kruchik.
*Formação para Doulas, Julho 2010,  Associação Doulas de Portugal com Luísa Condenço e Ana Raposeira.
*Curso de Educadora Perinatal, 2010 - ANDO (Associação Nacional de Doulas, do Brasil) com a equipa Ricardo Jones (obstetra), Zeza Jones (enfermeira especialista em saúde materna e obstetrícia e doula) e Lucía Caldeyro (doula, vice-presidente da ANDO).
*Midwifery and Doula training course - ANNA, at Las Chulpas, Urubamba, Peru, 2012 - presented by Casa Lucero, Serpiente Cristal and Mama Bamba. Instructors: Leonie Lange, Dr. Victor del Carpio, Brittany Jade and Robyn Sheldon.
*Advanced Doula Training in Fear, Shock & Trauma and introduction to Hipnobirthing, with Olivia Seck from Birthing Wisdom, Portugal 2015.
.